Terra de Gigantes (ou qual a vantagem para as mulheres, de namorar homens altos)

A sociedade brasileira é uma sociedade que adora regras, padrões, convenções, etc.. Parece que os brasileiros se incomodam com a nossa vocação natural para a diversidade, achando que uniformizar as coisas, conceitos, aparências, é sintoma de organização. 

Isso também acontece na vida afetiva, onde o legal é arrumar um companheiro/a que esteja de acordo com o padrão que a sociedade espera. Dá prestígio mostrar aos amigos que a sua companhia é alguém com aparência valorizada pelos padrões exigidos pela sociedade.

As mulheres exigem muito dos homens. Parece que elas não se satisfazem com alguém agradável: querem alguém "perfeito". Quanto mais requisitos (vários deles inúteis para o sucesso de um relacionamento) preencher melhor. E um dos requisitos é a altura.

A baixa estatura não é considerada defeito para as mulheres. Em muitos casos é qualidade. Uma mulher baixinha oferece a sensação de que é meiga, graciosa, frágil. Para os homens é um defeito e dos mais graves. Mais grave do que caráter, já que muitos homens sem caráter costumam se dar bem nas conquistas afetivas. Um bandido alto é, para as mulheres, muito melhor que um cavalheiro de baixa estatura. Discernimento na hora de escolher homem não é o forte das mulheres.

Afinal que vantagem tem as mulheres em namorar homens altos? Dá sensação de segurança? Só se for falsa, já que os tipos de perigo que existem hoje em dia não fazem a alta estatura ser vantajosa. Em alguns casos é até desvantajosa. Só para se ter uma ideia, no mundo animal, muitos animais pequenos são mais ágeis perante o perigo, além de se esconderem com mais facilidade de seus predadores.

Pelo que parece, a "vantagem" na verdade é cultural. Convencionou-se que a estampa de um homem alto é bem mais agradável do que um "baixinho". Nas regras sociais, a beleza masculina não é definida pelo rosto e sim pelo porte físico. Um feioso alto e esticado é mil vezes mais admirado que um galã de rosto lindo, mas de baixa estatura. Mas isso é meramente cultural, pois a desculpa de que é "mais seguro" namorar homens altos soa esfarrapada na hora de se por em prática. Aliás, com uma arma na mão, qualquer baixinho defende a sua amada de qualquer intruso de estatura maior. Mais incrível ainda: os altos tem uma área maior a ser atingida por tiros do que os baixinhos, sabiam?

Na verdade, as mulheres, sobretudo as baixinhas, escolhem homens bem altos para mostrar às amigas e à sociedade os homens que as conquistaram. O curioso é essas mulheres nem se importam em sofrer as dificuldades de se trocar carícias com grande diferença de estatura. Para elas, ser valorizadas pela escolha de um homem que agrade aos olhos de uma sociedade cada vez mais preconceituosa é melhor.

E é realmente um preconceito. Além de não ser vantajosa na parte prática, dar privilégios afetivos a "gigantes", desvaloriza os homens de estatura menor, que ficam sem o direito de escolherem as mulheres com quem pretendem se envolver.

Outra coisa: priorizando a altura como critério, outros aspectos podem ser deixados de lado, como o caráter, como eu já falei nesta postagem. Sendo os mais desejados pelas mulheres, os homens altos não passam pelas dificuldades de conquista que ajudarão a desenvolver certas qualidades em sua personalidade. Pela grande facilidade de obterem o que desejam, acabam atrofiando seu caráter e se tornando pessoas difíceis de se conviver e/ou pessoas que nada ajudam na evolução intelectual e moral de quem os rodeia. Um bando de inúteis valorizados apenas pelo ainda mais inútil porte físico.

A sociedade deveria fazer exigências que fossem realmente úteis para o bem estar e o desenvolvimento dela e não caprichos inúteis que só aumentam o preconceito, separando a sociedade em grupos onde os benefícios são distribuídos de maneira desigual, fazendo com que os preconceituados não tenham a merecida qualidade de vida, através da satisfação dos direitos que garantirão a sua dignidade.

Não usemos a vida afetiva para agravar ainda mais os preconceitos que já danificam toda a sociedade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados