As versões modernas do Show de Calouros

O aparato modernoso de programas como The Voice, X-Factor, American Idol e similares, somado ao contrato com uma gravadora após o encerramento dos mesmos, dão a impressão aos leigos musicais de que se tratam de espécie de "festivais" para renovar a música. Errado. Erradíssimo.

Na verdade, esses programas não passam de versões modernosas dos velhos programas de calouro. Como a cafonice marcou muito esse tipo de programas, convencionou a dar outro rótulo à versão atualizada deles, como "reality shows musicais". Mas na prática mesmo são os velhos programas de calouros, sem tirar nem por.

O objetivo desses programas não é renovar a música, no âmbito cultural, mas sim no âmbito comercial. Os critérios usados são impostos por gerentes de gravadoras, que tratam a produção musical como se fosse uma abóbora a ser vendida em uma quitanda. Esse pensamento domina o show-business há mais de 60 anos e ainda se mostra forte nos dias de hoje, colaborando para a decadência musical. 

Como artistas ruins veem na carreira musical uma espécie de emprego, meio de renda, se tirarmos o dinheiro da carreira musical e extinguirmos os empregos ligados à música, talvez as coisas possam melhorar. Se bem que a música comercial há muitas décadas ensinou musica errado a multidões que, se alguém resolver virar cantor, ele usará como parâmetro a música comercial, pois é o que chega até ele.

Nada contra esses novos programas de calouros. São até divertidos. Há jurados cômicos em vários, que são um show a parte ("vai levar dez paus") e se não levar a sério as músicas, dá para curtir. Os piegas que adoram dramas alheios, amam esse tipo de programa, muito mais preocupados em torcer pelo êxito pessoal de cada calouro do que pela renovação musical do show business brasileiro.

De qualquer forma, vejo nesses programas uma renovação dos velhos programas de calouros. A maioria dos que saem de lá são hitmakers, seguidores das regras do mercado, interessados em ganhar dinheiro cantando e cumprir a finalidade de preencher as paradas de sucesso.

Em tempos de música sem qualidade, Vocês não esperam que a boa música saia de programas como esses daí, não é?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados