Homem não foi feito para ser admirado, infelizmente

No último domingo houve a festa do Oscar. É aquela coisa de sempre: mulheres lindíssimas e seus vestidos que chamam a atenção e a monotonia masculina que faz com que quase todos os homens parecessem pinguins de geladeira. 

Aí pensei sobre isso: porque será que os homens não cuidam da aparência? Ser elegante é somente colocar um terno preto? Não dava para variar as cores? Não digo cores chamativas,. mas cores frias tipo azul, marrom, cinza ou até branco. Mas não. Sempre um terno ou smoking preto. Alguns homens resolveram colocar algum detalhezinho para variar, mas a maioria foi na monotonia mesmo.

E sabem por que isso? Simples: homem não foi feito para ser admirado visualmente. Homem existe para proteger e sustentar. Na hora de dar dinheiro para a realização da cerimônia, aí estão eles. Mas no tapete vermelho, os focos são direcionados para as mulheres. Homens, meros assessórios. Se não estivessem lá, não mudaria nada.

Por essas e outras que os homens não cuidam da aparência. Para quê, se ninguém olha? Nos casamentos, todos só querem saber das noivas e os noivos acabam se confundindo com as paredes das igrejas. Até coroinhas são mais observados que os noivos. Em festa de casamento, homem não tem direito nem a ser um reles coadjuvante, embora normalmente pague para que a cerimônia aconteça.

A aparência masculina é tão supérflua que os maiores galãs da televisão brasileira - pelo menos entre os veteranos - nem bonitos são. O maior galã da juventude alienada é o jogador Neymar, um feioso com cara de pobretão, mas com muito dinheiro ganho às custas de um mero chute em uma bolinha. Ele é o galã da temporada, doa a que doer (e isso dói muito). 

Eu mesmo sou um cara bonito, mas bastante impopular entre as mulheres. O maior amor da minha vida, que conheci há quase 30 anos (falarei a respeito em outro blogue, em março) se casou com um cara mais feio que eu, só que mais alto (proteção) e mais rico (sustento). Para as mulheres, beleza masculina não põe mesa. E nem dá dinheiro.

Essa festa e outras em que os homens apelam para a monotonia estética, acostumados a serem solenemente ignorados por todos, que só lembram dos homens na hora de pedir dinheiro, me fez refletir sobre muitas coisas. E por isso entendemos porque os homens a cada dia que passam vão ficando cada vez mais parecidos com Shrek, feios, gordos e de pele esverdeada, cabisbaixos em algum bar da esquina, esperando que uma vitória de seu time favorito possa compensar as alegrias que não se esforça para conquistar. Incluindo a alegria de ter uma boa aparência, subestimada por quase toda a sociedade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados