Oscar não mede qualidade cinematográfica

Premiação nada tem a ver com qualidade. É uma decisão que pode vir de opiniões subjetivas de quem tem a "competência" de oferecer o prêmio. Alguém pode gostar de uma obra ruim e detestar uma obra excelente. É uma questão de preferência.

Eu, por exemplo, acho que Dorival Caymmi tem qualidade musical, mas sou incapaz de ficar mais de alguns segundos apreciando a música dele. Por outro lado, gosto de disco-music, mas não vou ficar perdendo tempo defendendo cada intérprete, sabendo que boa parte é invenção de produtores mercenários. Gostar é uma coisa. Dar valor artístico e cultural é outra totalmente diferente. Mas costumam confundir as coisas, acabando até mesmo em sérias brigas.

Oscar, Grammys e similares são oferecidos, não por especialistas em cinema ou música, mas pela indústria. É um prêmio pelo sucesso financeiro das tais obras. Até o critério "estético" se baseia mais na capacidade de seduzir as pessoas do que pela espontaneidade. Boa parte dos premiados são gente que está nessa só para ganhar dinheiro e direciona sua fonte de inspiração para este objetivo. Nada contra quem ganha dinheiro, mas sabemos que quando a intenção de fazer uma obra é financeira, tudo é feito para que este objetivo seja alcançado. Afinal, poesia e idealismo não enchem barriga.

Os cineastas realmente artísticos estão quase todos mortos. Dentre os poucos que sobraram estão Costa Gavras, Manoel de Oliveira e Woody Allen, único cineasta americano que se encaixa na classificação de diretor-autor. Considero Allen um cineasta europeu made in USA. A maior parte dos cineastas em atividade, são mercenários ou fazem cinema de entretenimento. Desprezam qualquer forma de idealismo (a não ser o capitalista, pois seus patrocinadores o são). Os EUA tem tradição de cinema exclusivamente comercial e de entretenimento. Não se deve esperar idealismo do cinema americano em geral.

Portanto, gostem ou não dos filmes, não será um Oscar que dará qualidade a um filme. É a postura de seus diretores e o que eles querem fazer com as histórias que eles contam. Porque a qualidade sempre estará na obra em si, não no sorriso de seus defensores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados