Nunca é fácil desafiar a correnteza

Hoje é o dia de aniversário deste blogue. completam 4 anos. Para comemorar, publico não um texto comemorativo e sim de reflexão. O Planeta Laranja tem sido um dos poucos, e em alguns casos, único, na contestação de valores duvidosos que estão estabelecidos por uma sociedade conservadora e modista.

Não é fácil ser diferente no Brasil. Faço parte de uma sociedade escravizada pela mídia e pelas regras sociais, onde conceitos e convicções duvidosos são seguidos sem análise e contestação. Brasileiros não aceitam diferenças com tranquilidade e isenção e quando alguém vai contra valores estabelecidos, surge um clima desagradável que piora as relações sociais.

Escrever neste blogue não é tarefa fácil. por isso mesmo bloqueei os comentários, pois a cada valor estabelecido questionado, aparece sempre um infeliz a combater minhas postagens, canalizando a sua capacidade de questionamento - nunca utilizada quando deve - contra quem questiona o sistema.

Para a maioria das pessoas, valores ruins são apenas os valores ligados a violência, corrupção ou coisas estigmatizadas como negativas. Mas a sociedade se esquece que muitos valores considerados positivos escondem seus malefícios, invisíveis aos olhos de quem não usa o discernimento. E são estes valores "positivos" que são bem questionados em meus blogues.

Me situo nessa luta solitária de tentar esclarecer as pessoas. É difícil, mas aos poucos a gente consegue. Sou como um cara em um frágil bote inflável navegando em uma violenta correnteza em sentido oposto, para não cair no despenhadeiro onde ele terminará. Por enquanto está dando certo, embora meu bote esteja se deslocando com imensa vagareza.

Gostaria que pudesse vir mais blogues como os meus. Mas infelizmente, não há brasileiro que discorde de todos os erros consagrados pela sociedade, apenas há os que discordem de um ou outro erro, mas defendendo outros erros, pensando que são acertos.

Seria bom que todos pudessem se alforriar da escravidão social e midiática e passasse a raciocinar por conta própria, entendendo que nem tudo que aparentemente é bom, é realmente bom. Que possamos questionar mídia e regras sociais entendendo que quem cria as convicções que acreditamos são pessoas tão falíveis quanto nós, em igual oportunidade de ajustamento intelectual.

Não existe ainda verdade absoluta em nossa sociedade, a não ser aquela que possa ser encontrada com discernimento, bom senso, após muita análise e contestação.

Continuarei com este blogue tentando além de esclarecer a população, colocar coisas interessantes que possam ser lidas por todos. Por mais que a correnteza me empurre para o caminho do despenhadeiro, seguirei na contra mão para que um dia possamos viver em uma sociedade mais justa e intelectualizada.

O presente que quero neste aniversário é a conscientização de todos. Reflitam, pois todos só ganharão com isso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados