Personagem de novela me fez chorar sinceramente

A novela Guerra dos Sexos está para acabar hoje. Eu acompanhei porque achei a trama interessante e as situações foram realmente muito divertidas. Não verei a próxima novela da 19, por achar chata e tendenciosamente popularesca. Esta que está acabando vai deixar saudades.

Mas uma cena ocorrida em um capítulo, ao invés de me fazer rir, me fez chorar um pouco. Foi quando o personagem Dominguinhos (Tony Ramos) comenta com Charlô (a ainda bela Irene Ravache) sobre a paixão que Nando (Reinaldo Gianechini, em uma de suas melhores atuações) por Juliana (Mariana Ximenes, a musa da novela). Dominguinhos foi poético ao comentar o fato.

Por motivos de direito autoral (a Globo não permite o upload de trechos de novela no YouTube), posto aqui a reprodução do texto dito pelo personagem Dominguinhos:

"Nosso povo... O povo lusitano sempre gostou muito de romance. Bem, ah... Mas quanto ao jovem casal... Meu temor é que sofram severas consequências em função desse amor devastador. Mas o amor é uma dádiva única, é um presente da vida que poucos recebem. E é uma pena que o mundo possa destruí-lo, mesmo porque não se é mais o mesmo após viver um grande amor. Bem, eu, como todos, já também passei por esse momento, já me senti também como aquele rapaz a gritar encostado ao portão, a sentir a impotência de amar, de querer uma mulher e não poder tê-la, é uma dor dolorosa, profunda. Não há dor maior do que o amor rejeitado, do que o amor desperdiçado. A dor que se tem de olhar para a pessoa amada e isso provocar nela um olhar tão frio, tão frio, que se quer tem um átimo*, um átimo daquela mesma sensação que está praticamente a transbordar do seu coração. É uma dor profunda essa. Como é possível assim, nós sentimos algo assim tão forte, tão verdadeiro, tão real e que domina tanto a nossa vida e não ser possível tocar, tocar um pouco que seja, aquela mulher que desperta tanta paixão. Desculpe."

Como eu já passei por várias situações como a descrita pelo personagem, chorei discretamente ao ouví-lo falar.O amor não correspondido tem sido uma coisa bem comum, não só a mim, mas a quase todos, já que muitos ainda não aprenderam a amar de verdade, preferindo se unir a outros por confiança pura (sem amor), para agradar a sociedade ou por simples interesse, fazendo com que os verdadeiros apaixonados, decidissem se contentar ou com a solidão ou com matrimônios onde reina o amor fraterno, e não conjugal.

E grande atuação do brilhante Tony Ramos, presença que enriquece qualquer obra e que com bastante talento e sensibilidade soube dar o diagnóstico do fim do romantismo nos tempos atuais.

--------------------------------------------------------
*NOTA: Átimo significa instante, momento. É uma palavra quase nunca usada no cotidiano dos brasileiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Eu detesto feriados