A volta do velho Rod que conhecíamos?

Após muitos anos dedicando apenas a carreira de cantor de standards, hibernando como compositor, finalmente o inglês Rod Stewart, um dos grandes nomes do rock nos anos 70, retoma a função de compositor e lança um novo álbum, Time

Não ouvi qualquer música do álbum, mas a notícia da volta de Rod como compositor anima. O cara, especializado na fusão rock-blues nos anos 60 e 70, passando por um pop mais empolgante na primeira metade dos anos 80, mas esteve em falta de criatividade desde a segunda metade da mesma década (curioso um ponto bem alto e outro baixo na mesma década). 

Stewart também é lembrado por sua participação no primeiro Rock in Rio, justamente na semana em que completava 40 anos de idade, em 1985, com um show memorável (antes da fase fraca).

Nos anos 90 gravou um acústico para a MTV que considero um dos melhores já feitos para a emissora, onde o cantor ignorou a fase brocha da segunda metade dos anos 80, preferindo revisitar seus melhores momentos, sobretudo os dos anos 60, quando integrou bandas memoráveis como Jeff Beck Group e The Faces, e dos anos 70. Em entrevista recente, revelou que gostaria de gravar um álbum com o companheiro de Jeff Beck Group, Ron Wood, atualmente na banda Rolling Stones, outra especializada em juntar blues com rock.

Não fui informado como será o álbum. A experiência com o acústico da MTV pode ajudar a retomar o fôlego de sua fase áurea (se veteranos como David Bowie retomaram, porque não Rod?), mas os álbuns de standards podem levar para um outro caminho igualmente admirável, somando a maturidade dos velhos clássicos populares americanos à seu talento como compositor.

De qualquer forma é bom ver de volta o velho Rod compositor. Lembro de duas músicas dele que particularmente adoro, Maggie May, de 1971, ano em que eu nasci e Baby Jane, de 1983, ou seja, de 30 anos atrás. Não me considero fã dele, mas reconheço seu valor para a história da música.

Tomara que Rod continue compondo. Para o bem da boa música.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados