Porta fechada

Ontem recebi uma triste notícia para quem gosta de música de qualidade: Ray Manzarek, o famoso tecladista da banda psicodélica The Doors, faleceu aos 74 anos, por causa de um câncer no fígado.

The Doors, uma das melhores bandas dos anos 60 e que, junto com o Velvet Underground, representou os EUA* numa década dominada pelas bandas britânicas, era uma banda peculiar e de excelente qualidade. 

Seu vocalista, Jim Morrison, que apesar da boa estampa, renegou a função de galã - reagindo até de maneira escandalosa contra isso - era um leitor assíduo de bons livros e influenciado sobretudo pela literatura beat (a dos beatniks como Jack Kerouac) e levava essa influência para as excelentes letras de suas músicas, bastante tensas e reflexivas. Suas letras eram embaladas pelo teclado de Manzarek, fazendo com que a banda tivesse o diferencial de ter um tecladista e não um guitarrista, como principal músico solista.

Manzarek tentou manter o grupo na ativa após a morte de Morrison, sem sucesso, já que o vocalista/letrista não só era bastante carismático como seu canto e suas letras deram ainda mais qualidade a sonoridade do grupo. Manzarek também teve uma carreira solo, com quatro álbuns e escreveu vários livros, um de romances. Em 1987 participou de uma gravação de Bad Bugs and Ballyhoo e autorizou pessoalmente a banda para regravar People Are Strange, do repertório dos Doors, no mesmo ano. Manzarek manteve a sua qualidade como tecladista, mesmo não conseguindo levar a banda ao prestígio dos tempos de Morrison.

Fica aqui o nosso pesar e lamento, acrescentando que o grande tecladista fará falta. Pelo menos fica a sua lição e sua grande experiência através da lendária e eterna banda The Doors.

Fico triste quando morre alguém responsável por uma grande fase da cultura, pois agrava o já crescente desinteresse da juventude por arte de qualidade, já que o público jovem prefere os "artistas" mercenários que predominam na mídia atualmente. Mais uma porta se fechou.

 
 ---------------------------------------------------------------
* NOTA:Lembrando que apesar de americano nato, Jimi Hendrix na verdade representou o rock inglês, pois morava lá, onde desenvolveu sua carreira e integrou o Jimi Hendrix Experience, formada em Londres com mais dois britânicos, Noel Redding e Mitch Mitchell.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados