Virada cultural e o que as pessoas pensam sobre o que é cultura

Depois do Rio, foi a vez de São Paulo ter o que os organizadores batizaram de "Viradão Cultural". Na verdade, um festiva de vários shows de vários cantores e bandas, com ênfase na música de mercado, que cá para nós, pouco ou nada tem de cultural.

As pessoas hoje estão confundindo os significados das palavras diversão e cultura. Diversão é algo que você faz para passar o tempo, se distrair e se alegrar. Cultura, não: é tudo aquilo com o propósito de acrescentar ideias, costumes e contribuir para a evolução, sobretudo intelectual, da sociedade. mas não é isso que acontece de fato, já que o nome "cultura" está sendo frequentemente associado a tudo que não transmite conhecimento. Coisas puramente lúdicas que nem merecem ser levadas a sério.

E mesmo que alguns nomes realmente culturais compareçam ao evento, não é nele que encontrarão a oportunidade de distribuir sabedoria para as massas, interessadas apenas em diversão gratuita.

Será que não seria melhor que este festival tivesse outro nome? Pelo menos seria mais honesto e mais de acordo com a proposta de divertir apenas, pois pelo que sei, esses viradões não tem a proposta de melhorar o intelecto a ninguém. Somente oferecer diversão gratuita para que as pessoas possam dançar, cantar e dar risada. Nada além disso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados