Encerra a primeira temporada de "Aline"

O seriado Aline, inspirada livremente na obra de quadrinhos de Adão Iturrusgarai, teve a sua primeira temporada encerrada ontem.

É maravilhoso ver uma obra de tão extrema qualidade e total esmero e contanto com o talento absoluto dos atores e autores para fazer um seriado que para mim, já é o melhor de 2009. Ainda mais numa rede de televisão não muito acostumada com qualidade (mesmo!), já que alguns seriados como Toma Lá Dá Cá e A Grande Família, em muitos episódios dão a impressão de terem sido feitos às pressas e que a novela das 8 que começa às 9 é submissa à audiência, despejando costumes e modismos em detrimento de uma boa história. Fora os programas de auditório que beiram o chulo.

Aline é uma grande exceção na TV aberta, tão carente de programas inteligentes e criativos. Às tardes, quando eu não tenho o que fazer, tento ver TV e a únicacoisa que eu consigo e uma dor no dedo indicador de tanto apertar o controle remoto na fracassada procura pelo que assistir. Aline e a sua trupe de doidos, salvaram a minhas noites de quinta me fazendo inclusive dormir melhor, já que a alegria natural do universo dos personagens.

Pena que essa temporada acabou. Eu achava que só ia acabar em dezembro. Vai fazer muita falta. Torço desde já para que muitas temporadas venham.

UM ACABA, OUTRO COMEÇA

E nesta sexta começa a segunda temporada de Ó Pai Ó, outro seriado. Não vou discutir aqui a qualidade do seriado, porque sei que pode ser bom. Lázaro Ramos é um dos melhores atores da atualidade e a participação de atores do Bando de Teatro Olodum também é outra garantia de qualidade. Mas não assisti a primeira temporada e nem assistirei esta. Porquê?

Por pura falta de identificação. O seriado Aline tem um universo com que me identifico bastante. Não me identifico com a alegria tipicamente nordestina. Não é preconceito, não, apenas não combina com minha personalidade.

E outra coisa. Quanto a Ò Pai Ó, vou ser direto: é um conto-de-fadas. Isso mesmo. Ó Pai Ó na verdade não passa de um conto-de-fadas. É porque a Salvador mostrada no seriado pouco ou nada tem a ver com a Salvador que conheci durante meus medievais 18 anos de estadia por lá. É uma mania das pessoas de acreditar numa Salvador mitológica, falsa e bem diferente da Salvador real.

Mas o seriado como obra de ficção vale a pena. Recomendo a todos assistirem, mesmo que eu não veja. Só não pensem que Salvador é como mostra o seriado porque não é mesmo.

As maluquices da turma de Aline mostradas no seriado que teve sua primeira temporada encerrada, é que representam mais a realidade. Mesmo sendo personagens de histórias em quadrinhos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados