Chico Buarque apresenta seu novo álbum: "Chico"

Chico Buarque finalmente lança mais um novo álbum. Um de nossos melhores compositores/cantores mostra que continua envelhecendo como vinho, sem perder a jovialidade e a capacidade criativa. Uma lição de como fazer música, que infelizmente é ignorada pela maioria dos mais jovens.

Buarque voltou com Chico, nome dado ao álbum e que se caracteriza pela variedade de estilos, além de parcerias com João Bosco e Ivan Lins (com quem teria se encontrado no show que deu origem ao DVD de Diogo Nogueira, sambista filho do famoso João). Pra se ter uma ideia, até blues existe no novo cd do compositor.

Mas nem todos estão felizes. Os defensores do popularesco, sobretudo um bando de acadêmicos ególatras que se definem como "intelectuais", costumam odiar Chico Buarque, acusando-o de difícil e inventando um falso conservadorismo sem sentido que está ausente na historiografia do compositor. Esses pseudo-intelectuais são contra a evolução da música e acreditam que a mesma é uma oportunidade "democrática" para o que eu chamo de sem-talento vencerem na vida. Mas podem sentir raivinha. Daqui a muitos anos Chico será relembrado e não os picaretas do popularesco e muito menos os intelectuais que os defendem.

Pelo que se ouviu de seu último álbum, Carioca (2006), Buarque continua com seu talento intacto, fazendo discos cada vez mais inspirados, cheio de músicas que exaltam a beleza e a inteligência que nossa cultura deve ter e que está tão ausente nos jovens interpretes da atualidade, sobretudo nos popularescos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados