Elton John merecia respeito

Elton John foi o "Erasmo Carlos" da vez. Não chegou a ser vaiado e muito menos alvo de algum artefato jogado pela plateia. Mas foi solenemente ignorado pela garotada pré-adolescente que estava mais interessada nos espetáculos visuais de dança oferecidos por Claudia Leitte, Rihanna e a BFF desta, Katy Perry do que ver um senhor de 64 anos sentado num piano tocando velhos clássicos de mais de 40 anos.

E é esse senhor que teria as condições de fazer o melhor show da noite. Teria, mas não teve. Não era a noite dele. Pra piorar, ele que estava escalado para encerrar a noite - o que seria muito melhor - acabou trocando de lugar com a saltitante Rihanna. Um mau negócio. Se John encerrasse a noite, a petizada teria ido embora, só ficando aqueles que esperavam um show predominantemente musical.

Elton John tem uma bagagem farta de músicas para um show mais do que excelente. Afinal são cerca de 43 anos de carreira. E muita gente gostaria de vê-lo num show a parte, só para ele, ou num dia que tivesse atrações similares ou contemporâneas ao velho pianista.

Mas preferiram jogar no dia das musiquinhas pós-infantis. No mesmo dia tiveram também a mistureba Titãs, Milton, Paralamas, Orquestra, Maria Gadú. Tudo bem que eles representariam juntos a abertura oficial do festival. Mas porque não colocar um dia para todos eles fazerem, cada um shows em separado? Seria muito melhor do que reunir todos em apenas duas horas.

No dia das gostosonas saltitantes, que capricharam muito mais no apelo visual do que na sonoridade, o que já é marca na música feita hoje em dia, os não-saltitantes soaram enfadonhos. A garotada não queria musica e sim o espetáculo completo e os veteranos não puderam oferecer a criançada o show de circo tão desejado por elas.

Elton John principalmente, já que não havia como ele fazer um show ruim, se não fosse pela indiferença da plateia que, obviamente, o estranhava. Poderiam ter feito uma noite de "adulto contemporâneo" e jogar John lá. Com uma maioria de pessoas acostumadas as belas músicas que ele compôs há mais de 40 anos, muitas com as letras emocionantes de Bernie Taupin, com absoluta certeza teria sido um concerto inesquecível.

Com o que aconteceu na primeira noite deste Rock in Rio, ficou parecendo que Elton John foi colocado para "tapar buraco", como se ele fosse um "Zé Mané de Churrascaria" que estava lá porque não tinha que fazer. Não. John apenas estava no lugar errado na hora errada.

Elton John merecia respeito pela contribuição rica que deu a música de entretenimento de qualidade em todos esses anos. E o público merecia vê-lo em uma situação bem melhor do que o jardim de infância colorido onde ele foi colocado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados