A influência da televisão ainda é poderosa

As pessoas ainda não assumiram, mas a televisão ainda é o meio de comunicação mais influente na sociedade brasileira. Deve ser porque as pessoas ainda confundem "mais influente" com "mais utilizado", resultado do emburrecimento causado pela famosa maquininha de fazer doido.

Estou cansado de notar que a internet ainda não conseguiu mudar o modo de pensar e os gostos da maioria dos brasileiros. E é visível a influência que a televisão exerce ainda sobra a população.

Só para lembrar, todos sabem que a televisão é o recordista de vendagens em lojas de eletrodomésticos. A invenção da TV de plasma, mais leve e mais fina facilitou ainda mais a sua vendagem, já que o próprio comprador pode levá-la para sua casa, debaixo do braço. Isso aumenta ainda mais a importância do aparelho para a população brasileira, sobretudo a mais carente.

Para muitos, a televisão é uma espécie de "cartório cultural". Para esses, a TV serve como "atestado de qualidade" para qualquer tendência cultural, boa ou - principalmente - ruim. As emissoras de TV têm contribuído e muito para a decadência de todos os valores que tínhamos na sociedade, além de resgatar os valores que deveriam ter sido extintos.

Internet para confirmar o que é aprendido via TV

Esperava-se que a sociedade iria evoluir com a internet. Isso ainda não aconteceu e não está dando sinais de que vai acontecer. Quase a totalidade da população brasileira utiliza a internet para confirmar e repetir os valores, crenças e gostos que aprendeu através de programas de televisão.

Além de mostrar o desinteresse dos brasileiros por novidades e coisas REALMENTE alternativas, só confirma ainda mais a influência poderosa da televisão na vida dos brasileiros. No Facebook, por exemplo, é nítida a postagens de coisas ligadas a televisão , de alguma forma.

Ídolos e tendências surgidos na internet são reproduções de tendências televisivas

Os que não assumem a televisão como meio influente, talvez para não assumirem rótulo de burras, argumentam que encontram na internet coisas que eles não veem na televisão. Mas se pararmos para prestar atenção, se tratam na verdade de coisas claramente influenciadas pelas tendências mais populares da televisão. Frustante para quem queria utilizar a internet para posar de "diferente".

Não vou citar exemplos. Mas os nomes, vídeos, músicas surgidas "na internet" são exatamente continuações daquilo que é visto na televisão. E porquê isso? Simples. As pessoas tem medo de coisas alternativas. Curtir algo que poucos curtem gera dificuldades de sociabilização que, pelo que sei, é o principal motivo de lazer para 9 entre 10 brasileiros. A maioria quer gostar do que a maioria gosta. Ninguém quer se divertir sozinho.

Isso explica a influência insistente da TV para a maioria das pessoas. É mais garantido. "Posso curtir algo que sei que outra pessoa gosta", é o que quase todos pensam. Futebol, Humorísticos, músicas bregas, religião, moda, ideias, crenças, hábitos, enfim, uma reciclagem de valores inócuos que tornam o uso da internet muitas vezes inútil, a não ser como difusão desses valores tradicionalmente consagrados pela sociedade cada vez menos intelectualizada.

Mas isso não significa que o surgimento da internet foi inútil. Mas significa que a internet é um instrumento que será melhor utilizado por pessoas criativas, intelectualizadas e que não sejam submissas a regras sociais e à furiosa força hipnotizante da mídia. Algo que vai demorar décadas para acontecer.

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