Niterói parece Salvador

Quando eu cheguei aqui, esperava que Niterói estivesse bem melhor. Pelo jeito o processo de baianização cultural do país, ocorrido a partir de 1995 deixou fortes sequelas no país todo, inclusive no improvável Rio de Janeiro.

Noto uma bregalização total da população da cidade do Araribóia, talvez caracterizada pelo aumento na quantidade de pessoas pobres - muitas vezes incentivados por bolsas famílias e similares, que são formas de esmola dada pelo governo - que influencia a uma grande maioria a se mediocrizar intelectualmente, mesmo os mais ricos e/ou melhor graduados.

Essa mudança me trouxe decepção, pois mostrou que o motivo que me fez retornar a cidade que me adotou também se encontrava aqui (e pior, em alguns aspectos). Até mesmo meus antigos colegas de adolescência estão dando sinais de "bregalização", certamente por influência da mídia e das regras sociais, tendo que aderir ao pensamento único das massas para não ficar na solidão.

O que é mais incrível, é que, em certos setores, pelo que me informo via internet, Salvador se esforça em evoluir. Claro que o aspecto cultural, sobretudo musical, e na passiva religiosidade, principalmente no insistente culto à macumba (que rende energias bem negativas) e no que se refere ao Espiritismo (que descobri estar cheio de falhas no Brasil, ignorando as lições de Allan Kardec), a sociedade soteropolitana ainda é bastante falha. Mas no transporte, nas opções de lazer, nos serviços de água e luz, e outros, se percebe alguma vontade de crescimento e evolução. Ainda está longe do ideal, mas para uma sociedade que desde que eu saí, insistia em ficar parada no tempo, já é um bom avanço.

E Niterói? Niterói virou a Salvador de 1998 (que eu considero a pior fase na capital baiana). Tem muita coisa a fazer e não está aparecendo nenhum indício de que algo será feito. Uma reforma no único shopping de grande porte na cidade e a construção de novas estações de ônibus me parecem insuficiente e ainda paliativas. Niterói merecia mais mudanças se quisesse corresponder aos meus anseios.

Já que estou aqui, vamos curtir o que ainda tem de bom, com a diversidade de opções de lazer e o número maior de mulheres bonitas. E esperar que os problemas que Niterói vai manter, por negligência das autoridades que estão mais interessadas em maquiagem do que em melhorias, criem um espírito de contestação na população, forçando-as a evoluir o seu discernimento e senso crítico, favorecendo o surgimento de mudanças reais que realmente tragam benefícios a todos.

Se Niterói pensa que vai evoluir copiando o pior de Salvador, a médio prazo será ultrapassada pela capital baiana, arrependida dos erros dos anos ACM.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados