Os 12 defeitos insuportáveis dos Brasileiros


Do mesmo modo que eu  fiz com a lista proposta pelo Invencioneiro José Márcio nesta postagem, faço aqui outra, influenciada no blogue Ah, Duvido!, onde o responsável, que assina como Babuwin, lista os defeitos clássicos e insistentes do povo brasileiro. O gozado é que a lista é exatamente o que sempre acreditei.

Por isso mesmo, faço questão de repetir a lista, só que com comentários meus, mostrando a verdadeira cara desse gente alienada que insiste em mostrar o seu desvalor. A contagem é na ordem decrescente, como Babuwin colocou. Vamos lá:

12. Brasileiro reclama de tudo e não resolve nada
Os brasileiros reclamam muito mais para posar de "conscientizados" do que mostrar incômodo com os problemas. Posar de conscientizado é muito bom, pois afaga o ego e garante respeito alheio. Mas não fazer nada é perpetuar os problemas, que vão se acumulando e consagrando, se transformando em virtudes após um longuíssimo tempo de permanência. Muitos valores que a sociedade brasileira toma como "corretos" na verdade são erros do passado que vão se consagrando com a sua permanência.

11. Brasileiros são um bando de maria-vai-com-as-outras
Na minha opinião é o maior erro do povo brasileiro e provavelmente a mãe de todos os erros praticados em nosso país. Brasileiro só faz o que a maioria faz. Acredita que uma atitude está correta só porque é praticada pela maioria. Ainda bem que não somos terroristas árabes, pois se fôssemos, sairíamos matando uns aos outros, só porque a maioria faz isso. Desta forma que os modismos pegam aqui rapidamente.

10. Brasileiro acha que a vida é resumida em futebol, fofoca, carnaval, cerveja e putaria
Diversão é a lei. Quanto mais inútil for alguma coisa, mas ela será seguida e assimilada. Futilidades, além de não exigirem esforço, satisfazem os instintos e no caso da sociedade brasileira, facilitam muito a sociabilização, já que as futilidades são defendidas por quase todo mundo como "direito próprio". Isso contribuí para a má imagem que temos lá fora de povo alienado, desonesto, preguiçoso e modista.

9. Brasileiro gosta da hipocrisia
Além de não assumir seus defeitos e intenções, o brasileiro ainda gosta de ser enganado, já que nada faz para resolver os seus problemas, além da confiança cega naqueles que adota como líderes e ídolos, como se estes tivessem a responsabilidade de resolver os problemas que a população deveria resolver. Convém lembrar que muitos que condenam a hipocrisia demosnstram ser totalmente hipócritas, até no fato de condernar a hipocrisia. O brasileiro, que acaba condenando os defeitos que possuí ainda aplaude a hipocrisia alheia, principalmente se ela vier de alguém com prestígio.

8. Brasileiro não sabe lidar com o politicamente correto e politicamente incorreto
 Acho que o brasilairo nem sabe o que é isso. Até se confunde tanto com valores que não se sabe se alguém está ou não está sendo irônico.

7. Brasileiro tem o pé no extremismo para babaquices
Futebol, cerveja e outras bebidas alcoolicas, tatuagens, noitada, religião, música brega, coisas caras, apartamentos grandes, casamentos com que não gosta, filhos fora de hora e em excesso, automóveis, entre muitas coisas que se o brasileiro descartasse, teria uma vida muito melhor. Ser futil e amar coisas inúteis é a vocação do brasilairo, que aprendeu que felicidade é viver na ilusão.

6. Brasileiro não admite a própria culpa
Se admitisse a culpa de seus erros, teria corrigido estes defeitos e esta lista não teria sido feita. Muitas brigas ocorrem justamente dessa incapacidade de admitir que está errado.

5. Brasileiro não sabe resolver um problema de cada vez
Como sente dificuldade em discernir, não consegue chegar a uma solução para os problemas, preferindo entregar essa responsabilidade a outro que, com certeza não vai querer resolver, ou por não ter a mesma incapacidade de discernimento ou por ser beneficiado com a existência desse problema. Assim todos os problemas e erros se perpetuam, consagrando e se transformando, por costume, em "acerto".

4. Brasileiro acha que os EUA é o melhor em tudo
Os ianques adoram esse aspecto típico de nossa população. Por isso mesmo despejam o lixo tecnológico e cultural, vendido aqui como "avanço", enganando os brasilairos que nunca pesquisam o que ocorre lá fora. Ou vocês acham que Michael Jackson é considerado pelos brasileiros o maior nome da música mundial pela sua suposta qualidade musical, de fato mediana, sem surpresas ou ousadias reais? Além disso, o brasileiro, que não sabe falar a própria língua, ainda insere palavras estrangeiras, sobretudo em inglês, para dar um caráter "chique" as coisas, baseada na absurda ideia de que nos EUA é tudo melhor.

3. Brasileiro é o câncer da Internet
Brasileiro não sabe usar a internet. Ao invés de se dedicar a colocar ou pesquisar sobre coisas interessantes, que só uma minoria realmente se esforça para fazer, prefer usar a rede para além de escrever bobagens, e também para confirmar - como se fizesse parte de sua carteira de identidade - os valores que aprendeu pela televisão (que embora ninguém goste de admitir, é o meio de comunicação mais influente da sociedade brasileira até hoje), despejando um monte de lixo ideológico que os mais esclarecidos são obrigados a engolir sem contestar.

2. Brasileiro não sabe a própria Língua
Além de não conhecer as normas da gramática normativa - a diversidade dialética não é aceita socialmente, servindo apenas como objeto de estudos de linguístas - o brasileiro adora falar gírias, mesmo em situações formais. Muitas gírias são até dicionarizadas. As gírias são motivo de chacota em outros países, como um defeito típico do brasileiro estereotipado.

1. Brasileiro adora dar reconhecimento para quem não merece
Brasileiro não valoriza cientistas, intelectuais, artistas de verdade ou qualquer um que esteja disposto a fazer algo de realmente útil para o país. Em compensação, da mesma maneira que gosta de coisas fúteis e inúteis, cultua pessoas igualmente fúteis e inúteis, que nada fazem de concreto para o benefício da população, enganando os seus admiradores com entretenimento vazio e/ou promessas impossíveis de realizar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados